Presidente do conselho do Cendhec integra grupo de análise de conjuntura organizado pela CNBB
O presidente do conselho do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, Manoel Moraes, integrou o grupo de análise de conjuntura organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A equipe voltou a se reunir presencialmente após a pandemia, na sede da conferência em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de março.
A equipe é composta por professores, cientistas sociais e políticos das Pontifícias Universidades Católicas do Brasil e Universidade Católica de Pernambuco; pelo assessor político, padre Paulo Renato Campos, pelo assessor da Comissão Sociotransformadora da CNBB, frei Olavio Dotto e peritos convidados. É coordenada pelo bispo de Carolina (MA), dom Francisco de Lima Soares.
Após 3 anos sem reuniões presenciais do grupo, foram retomadas discussões sobre os aspectos sociais e culturais brasileiros. “Fui indicado pelo Padre Pedro Rubens Ferreira, reitor da Universidade Católica de Pernambuco. Nós fazemos artigos, textos, análises e contribuímos com a formação crítica desse olhar a partir da Conferência. Esse material é acessado pelos bispos e depois é disponibilizado pela página da CNBB”, comenta Moraes. “Representando Pernambuco, também temos a economista e socióloga Tânia Bacelar de Araújo”, destaca.
Em entrevista para o site da CNBB, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, destaca que os objetivos das análises é levar reflexão, contribuir para uma mobilização social e uma discussão que frutifique no âmbito da igreja. “Nós somos todos leigos e leigas e a partir da nossa percepção, dos nossos locais de fala, das nossas experiências. Mas também conscientes dos princípios que a Igreja defende, que toda a doutrina social da Igreja tem trazido, principalmente, nos últimos documentos, as encíclicas Fratelli Tutti, Laudato Si’”, disse.
Para saber mais sobre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acesse: https://www.cnbb.org.br/
Categorias
Posts recentes
Há Juízes em Roma: a hora da verdade
(Re)Existências: Direitos Humanos Pra quê?
Tags
AJUDE-NOS
Faça parte deste projeto doando