Há 35 anos, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) atua, com afinco, na defesa e promoção de Direitos Humanos, especialmente os de crianças, adolescentes, juventudes e mulheres, que estão, prioritariamente, em territórios vulnerabilizados.
A instituição, que se identifica como uma Organização da Sociedade Civil (OSCs), foi fundada por membros destituídos do Colegiado e do Setor Jurídico da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife; por professores e alunos do Instituto de Teologia do Recife (ITER), e por militantes e defensoras(es) de Direitos Humanos.
Visando uma sociedade democrática e popular, o centro de defesa é integrado pelos Programas Direitos de Crianças e Adolescentes (DCA) e Direito à Cidade (DC), que desenvolvem suas atividades na Região Metropolitana do Recife (RMR). Tem como eixo a defesa jurídico-social e o atendimento psicossocial, que são compostos por equipes multidisciplinares, que incluem advogadas(os), assistentes sociais, educadoras(es) sociais e psicóloga.
Ter sua imagem vinculada às ações da Comissão de Justiça e Paz e do legado de Dom Helder Camara, faz com que o Cendhec lute, de forma incansável, para que todas e todos tenham uma vida digna, segura e com acesso aos direitos básicos.
Helder Pessoa Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE). Aos 22 anos, foi ordenado sacerdote e acreditava que a realidade nascia do sonho, que se concretiza através da palavra. Sempre idealizador, construiu sua ação apostólica no campo social e educativo.
Por 28 anos, esteve no Rio de Janeiro, onde iniciou a Cruzada São Sebastião, ação que se dedicou aos moradores de comunidades cariocas. Em 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife e lutou em favor da justiça social e da paz.
Foi, então, na capital pernambucana que ele denunciou torturas, ameaças, agressões e desrespeitos aos Direitos Humanos, especialmente na época da Ditadura Militar.
Helder Camara inspirou e incentivou a criação de novas instituições que seguiam pelo legado e história do Dom da Paz. Hoje conhecido como o Patrono dos Direitos Humanos de Pernambuco, continua a conduzir e orientar caminhos na fé e no amor.
MISSÃO
Defender e promover os Direitos Humanos, em especial de crianças, adolescentes, juventudes, mulheres, comunidades e territórios em situação de vulnerabilidade, a partir da perspectiva interseccional, contribuindo para a transformação social rumo a uma sociedade democrática, equitativa, sem violência, com justiça ambiental e que respeite as diversidades de gênero, classe, raça, etnia e religião.
VISÃO
Centro de Defesa de Direitos Humanos protagonista no controle social e incidência política para promoção e defesa da dignidade humana, nas esferas nacional e internacional, especialmente de crianças, adolescentes, juventudes, mulheres, comunidades e territórios em situação de vulnerabilidade.
VALORES E CRENÇAS
Conselho Diretor
Conselho Fiscal
Coordenação Executiva
Equipe Administrativa
Equipe Financeira
Comunicação
O Cendhec compõe os seguintes espaços de articulação:
Conheça os marcos legais com os quais o Cendhec trabalha:
TRATADOS E DOCUMENTOS INTERNACIONAIS
LEIS FEDERAIS E ESTADUAIS
LEIS MUNICIPAIS (Recife):
+55 (81) 3227 4560
+55 (81) 3227 4560
Sit amet consectetur intege tincidunt sceleries malesuada sceleris massa.
Sit amet consectetur intege tincidunt sceleries malesuada sceleris massa.
Sit amet consectetur intege tincidunt sceleries malesuada sceleris massa.
Sit amet consectetur intege tincidunt sceleries malesuada sceleris massa.