Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Cendhec integra programação em comemoração ao dia das crianças na Comunidade do Bode, no Pina

No último dia 10 de outubro, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) fez parte da comemoração em demarcação ao dia das crianças, ação realizada na Comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife. O evento recebeu mais de 150 meninas e meninos em uma programação lúdica e interativa, com o intuito de levar informação sobre prevenção e enfrentamento à violência doméstica e sexual de forma leve e educativa.

As atividades foram realizadas em alinhamento com o Projeto Criança Urgente (Procriu), o Instituto de Assistência Social Dom Campelo (Iasdoc) e a Livroteca do Pina e Turma do Flau, com o apoio de Kindernothilfe (KNH).

Luiz Henrique, gestor do Procriu, esteve presente na ação e pontuou a importância da realização para a comunidade: “Muitas famílias e comunidades evitam o tema por medo ou desinformação. A ação coletiva supre essa lacuna com linguagem adequada, segura e respeitosa, combatendo mitos e promovendo diálogo aberto.”

A programação incluiu a presença das palhacinhas Dona Pequena e Uruba, além da personagem do Cendhec, Florisbela Sorriso, personagem criada para ensinar sobre bons tratos entre crianças e adolescentes e adultos. A ação, realizada na sede do Procriu, no Pina, também contou com uma distribuição de lanches ao fim das atividades.

A integração no momento lúdico em referência ao dia das crianças reforça o comprometimento do Cendhec com o debate acerca da acessibilidade à informação sobre a autoproteção para crianças e adolescentes e se posiciona a favor do empoderamento destas populações.

“Foi uma oportunidade de falar da importância de que todas as crianças do mundo estejam protegidas e, nesse sentido, o Cendhec lembra o direito à vida e infância das crianças palestinas“, enfatiza Kátia Pintor, coordenadora do Programa de Direitos das Crianças e Adolescentes do Cendhec.

O Projeto Criança Urgente (Procriu) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na Comunidade do Bode, no Pina, em função da proteção e preservação da vida de crianças desde 1980, ano de sua fundação.

Ações como a realizada no dia 10 de outubro simbolizam uma movimentação social que marcha contra a vulnerabilidade de crianças e adolescentes periféricos, luta marcada por números expressivos no Brasil. Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, o Disque 100 -canal de denúncias de violações de direitos humanos- recebeu mais de 18 mil casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em 2024.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo