Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Última reunião do Fórum de Articulação Comunitária do Pina e Brasília Teimosa analisa regimento interno e olha para 2026

O Fórum de Articulação Comunitária do Pina e de Brasília Teimosa realizou sua última reunião de 2025 na última quarta-feira (26). O encontro aconteceu no salão da Paróquia Coração Imaculado, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, e reuniu moradoras/es, membros da sociedade civil organizada e entidades comunitárias.

Na ocasião, houve a leitura e análise coletiva do Regimento Interno do espaço, com pontos revistos e atualizados pelos membros presentes. 

Alessandra Rodrigues é moradora de Brasília Teimosa, representa o Movimento Basta de Violência, e reconhece o papel significativo da articulação. Ela pontua: “Harmoniosamente, politicamente, democraticamente, estamos construindo a nossa história, a nossa política, estou muito feliz, é muito gratificante para mim poder participar desse processo”.

Assim como Alessandra, Enrique Andrade, morador da Comunidade do Bode, no Pina, e Vice-Coordenador Pedagógico do Procriu, enfatiza a importância do movimento e frisa que a força coletiva é historicamente presente nas localidades.

“Trazer isso à tona novamente e articular isso para nós, moradores e moradoras, é fundamental, porque nos fortifica no momento que o nosso território está extremamente ameaçado e que vive extremas violências de maneira muito específica contra as pessoas negras, indígenas, pobres e periféricas”.

O Cendhec esteve representado na reunião por Lorena Melo e Cristinalva Lemos, assistentes sociais, e Nathalya Kelly, estagiária de serviço social, do Programa Direito à Cidade (DC). Além delas, Manuela Soler, advogada do Programa Direitos de Crianças e Adolescentes (DCA), também somou nas discussões.

Além do Cendhec, entre as frentes sociais que se juntaram aos moradores/as no encontro, estão o Cepoma, Cras, Coletivo Pão e Tinta, Iasdoc, Movimento Basta de Violência, Instituto Estrela do Deserto e o Procriu. Alunas da formação política Libélulas, do Cendhec, também marcaram presença.

Com o olhar para o horizonte, a comissão organizadora do Fórum se reunirá para finalizar as alterações em acordo no regimento interno e alinhar a data do próximo encontro, que está prevista para acontecer em fevereiro de 2026.

Conheça o Fórum

O Fórum de Articulação Comunitária do Pina e Brasília Teimosa foi criado em novembro de 2024, durante o seminário “Tecendo Redes: Seminário de Articulação Comunitária do Pina e Brasília Teimosa”, promovido pelo Cendhec.

No evento, os presentes apontaram questões prioritárias para os territórios, destacando a construção de um fluxo mais eficiente de diálogo entre a comunidade e o poder público, além do fortalecimento das redes de apoio locais. O seminário foi um ponto de partida para a construção de novos acordos de cooperação, tencionando garantir a efetividade dos direitos e serviços para as populações vulneráveis da região.

Fruto das discussões na ocasião, o Fórum Permanente foi proposto por Enrique Andrade. Visando o debate e trocas entre organizações comunitárias, coletivos e entidades da sociedade civil. Desde o início, a frente se propunha a ser um espaço de defesa e articulação contínua, com o objetivo de promover o protagonismo dos moradores e garantir a implementação de políticas públicas efetivas nas regiões.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo