Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Manifestação Nacional Nesta Terça Reafirma Enfrentamento a Golpistas em Todo o Brasil no Dia dos Direitos Humanos

Texto e Arte: Alcione Ferreira (sobreposição de fotos de Evandro Teixeira e Alcione Ferreira)

Nesta terça, dia 10, o Brasil se mobiliza para um ato nacional organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Com o lema “Sem Anistia para Golpistas”, a manifestação será realizada em diversas capitais do país, destacando a luta pela democracia, pela justiça e pela reparação dos danos causados por tentativas de subversão da ordem constitucional, especialmente nos dois últimos anos. A data também marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma escolha no calendário que confere um peso ainda maior ao evento.

O ato é uma resposta às crescentes ameaças à democracia e à impunidade dos envolvidos nos recentes ataques antidemocráticos e na tentativa de golpe que planejava o assassinato do Presidente Lula, do vice Geraldo Alkmin e do Ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Para os organizadores a manifestação visa reforçar o compromisso do povo brasileiro com o fortalecimento das instituições democráticas e a defesa intransigente dos direitos civis e políticos.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, será demarcado nas manifestações em pelo menos 18 capitais brasileiras por centrais sindicais, organizações da sociedade civil, coletivos e todos que se opõem a qualquer forma de anistia ou perdão para os responsáveis por atos que buscam desestabilizar a democracia. “É preciso dar celeridade as investigações para conhecer a extensão do plano de golpe e saber quem são todos os envolvidos. É preciso punir de forma exemplar para liquidar a escalada autoritária daqueles que não aceitaram perder as eleições.“, afirmam centrais sindicais em nota oficial.

O Contexto Político e Social

Prédio do STF depredado após atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Em 08 de janeiro de 2023, o Brasil viveu um dos momentos mais tensos de sua história recente, com os ataques aos Três Poderes, em Brasília, numa tarde de domingo, exatamente uma semana após a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Grupos extremistas apoiadores de Jair Bolsonaro, que perdeu as eleições em 2022, tentaram depor o governo democraticamente eleito e subverter a ordem constitucional.

Desde então, uma série de investigações tem sido conduzidas para identificar e responsabilizar os envolvidos nos atos golpistas. Contudo, há quem ainda defenda a ideia de uma “anistia” para os envolvidos, o que coloca em risco a soberania nacional, tendo em vista mais dois episódios que emergiram esse ano: quando Francisco Wanderley luiz, ex candidato a vereador pelo PL, jogou bombas em direção a praça dos três poderes e se su1cid0u na sequência e a descoberta da tentativa de assassinato de Lula, Alkmin e Alexandre de Moraes por integrantes das forças armadas brasileira. No total 36 pessoas foram indiciadas, entre eles, Jair Messias Bolsonaro.

A manifestação de 10 de dezembro se configura como uma forte resposta a essas tentativas de relativização dos crimes cometidos. “A anistia nunca pode ser uma opção para quem atenta contra a democracia“, enfatizam os organizadores do ato.

Mobilização em Todo o Brasil

O ato “Sem Anistia para Golpistas” promete ser um dos maiores já realizados pelo movimento democrático no Brasil, o evento contará com manifestações, passeatas e atos culturais. Estudantes, movimentos sociais, sindicatos, organizações de direitos humanos e militantes políticos estarão unidos em um grito coletivo pela preservação das liberdades civis e pela justiça.

Em Recife, a concentração será no Parque 13 de maio, às 16h00, onde a expectativa é de centenas de participantes. Já em Brasília, o foco será a Praça dos Três Poderes, em um movimento simbólico diante do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Outras Pautas Também Orbitam o Evento

Além da pauta principal outros temas serão abordados como a proteção das liberdades individuais, o fim da escala 6X1, a derrubada do PL do Estupro, a luta contra o racismo, a defesa dos povos indígenas e tradicionais, a igualdade de gênero, o combate às violências, a valorização do salário mínimo e das aposentadorias do povo brasileiro. A defesa dos direitos humanos, entendida como um valor universal e inalienável, estará no centro da mobilização, que busca reforçar que a democracia só pode ser preservada quando os direitos de todas e todos são respeitados.

O dia de amanhã promete, o Brasil dará um recado importante para que os responsáveis por ataques à democracia não sejam esquecidos ou abonados.

Confira abaixo todos os locais e horários programados para o ato “Sem Anistia Para Golpistas” em todo Brasil:

Alagoas – Maceió: Praça D.Pedro II, Centro – 9h

Bahia – Itabuna: Praça Adami – 10h

Bahia – Salvador: Campo Grande – 15h

Ceará – Fortaleza: Praça da Justiça Federal -15h

Distrito Federal – Brasília: Praça Zumbi (CONIC) – 11h30

Distrito Federal – Brasília: UNB (Auditório da Faculdade de Direito) – 18h

Espírito Santo – Vitória:  UFES -16h

Goiás – Goiânia / Ato 1: Plenária dos movimentos populares e sindicais; apresentação do relatório de violações dos direitos humanos em Goiás, no Auditório da ADUFG sindicato- 13h

Goiás – Goiânia / Ato 2: Procuradoria da República em Goiás, Av. Olinda, Parque Lozandes – 16h

Maranhão– São Luís: Praça Deodoro – 16h

Mato Grosso do Sul – Campo Grande: Praça Ary Coelho -17h (horário local)

Minas Gerais – Belo Horizonte : Praça Sete -18h

Minas Gerais – Poços de Caldas : no Terminal – 17h

Pará – Belém: Largo do Redondo – 17h

Paraíba – João Pessoa: Parque Solon de Lucena – 15h

Paraná – Curitiba: Praça Santos Andrade – 18h30

Paraná – Maringá: Estacionamento ao lado do Terminal Urbano – 17h30

Piauí – Teresina:  Praça Rio Branco à Praça Pedro II – 8h

Rio de Janeiro – Capital:  Largo da Carioca -Praça XV- 16h

Rio de Janeiro – Campos dos Goytacazes : Rodoviária Roberto Silveira – 16h

Rio de Janeiro – Nova Friburgo: em frente ao IENF, Praça Demerval Barbosa – 17h

Rio Grande do Norte – Natal: calçada do Midway com caminhada até a Igreja Universal – 15h

Rio Grande do Sul – Porto Alegre: Largo dos Açorianos (Ponte de Pedra Centro Histórico) – 18h

Santa Catarina – Apiúna: na Praça da Igreja Matriz – 10h

Santa Catarina – Criciúma: na Praça Nereu Ramos – 17h

Santa Catarina – Florianópolis: em frente ao Ticen – 17h

Sergipe – Aracaju: Praça General Valadão, Centro – 14h

São Paulo – Capital: Avenida Paulista, em frente ao MASP – 17h

São Paulo – Campinas : Praça da Catedral – 17h

São Paulo – Osasco : Rua Antônio Agu – Calçadão – 15h

São Paulo – Ribeirão Preto: Plenário da Câmara Municipal – 18h

São Paulo – Santos: Estação da Cidadania – 17h30

São Paulo – São Sebastião: Câmara Municipal – 17h30

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo