Atuação do Cendhec na educação de base é aliada na luta contra violências e fascismo que ameaça democracia brasileira
Mais do que nunca, a atenção se volta a Brasília. O ataque terrorista que aconteceu na última quarta-feira, 13, na Esplanada dos Ministérios, revela a total expressão da barbárie que persegue a segurança pública no país e o estado democrático de direito.
O autor, identificado como Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, jogou dois artefatos explosivos e em seguida cometeu suicídio, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nas redes sociais, Francisco compartilhou prints com frases ameaçadoras que revelavam o planejamento do ataque. A investigação estuda possível envolvimento com os ataques de 08 de janeiro de 2023, em que golpistas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes da capital federal, expondo as intenções antidemocráticas da extrema direita.
Derivando dessa constante preocupação, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), há mais de 35 anos, está atento e vigilante às ameaças que circundam e colocam ainda mais em risco a população que já está exposta às vulnerabilidades humanas.
É nessa perspectiva que a instituição trabalha incansavelmente na defesa de crianças, adolescentes, juventudes, mulheres e famílias, tendo a democracia como base de sua missão. Divididas nos eixos de defesa, promoção e controle social, as atividades são direcionadas para propiciar e fomentar pensamentos críticos e sociais diante das realidades às quais a população brasileira é historicamente submetida.
E como parte das atividades de promoção, tem-se cursos e encontros formativos que direcionam múltiplos conhecimentos para quem é impactada/o pelas ações. Confira, abaixo, algumas iniciativas.
ENCONTRO DO GRUPO DE MONITORIA DE ADOLESCENTES
É integrado por jovens do bairro do Pina que concluíram módulos anteriores dos estudos, e, agora, embarcam em novos compromissos para fortalecer as juventudes e seus respectivos protagonismos. Visa-se o enfrentamento às desigualdades sociais, raciais e de gênero, além de formar novas/os defensoras/es de direitos sociais.
CURSO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS
Em sua segunda edição, é oferecido para a Rede de Proteção de crianças e adolescentes, com o objetivo de consolidar e instrumentalizar ferramentas para a transformação e superação das violências e injustiças sociais contra crianças e adolescentes. As aulas são mensais e conduzidas por especialistas no tema, que varia a cada encontro. Também é a oportunidade de trocar experiências sobre formas de atendimento e proteção integral para esse público.
CURSO DE FORMAÇÃO LIBÉLULAS: MULHERES PROTAGONISTAS PELA JUSTIÇA CLIMÁTICA
Oferecido para mulheres dos bairros do Pina e Ibura de Baixo, o curso foca no enfrentamento às vulnerabilidades sociais e ambientais nos territórios e incentiva o fortalecimento delas através da formação política para o controle social.
MANUAL SOBRE PROPRIEDADE, CIDADE E MORADIA ADEQUADA
O guia dispõe sobre as ações do Cendhec e do projeto de extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (aSIDH), da Faculdade de Direito do Recife/UFPE; além de ressaltar a importância da participação da sociedade civil no processo de inclusão e efetivação do Direito Humano à Moradia.
LIVRO CAMINHOS DE QUILOMBO
Sistematizando a experiência do Cendhec com comunidades quilombolas, a produção busca incentivar a criação de políticas públicas fundamentais, além de fornecer material para estudo e promoção de conhecimento.
A formação de base e continuada, integrada aos saberes diversos e populares, é a chave para fortalecer a democracia e combater atos antidemocráticos, como machismo, sexismo, racismo, injustiça climática e aporofobia. A partir dessas atividades, o Cendhec, como um histórico centro de defesa de direitos humanos e do estado de direito, vai de encontro à narrativa da extrema direita, que insiste em crescer diante dos posicionamentos golpistas. Entender que todas as pessoas são sujeitos de direitos, é viabilizar vidas dignas e seguras para as populações.
E com a sua ajuda, podemos alcançar mais pessoas e transformar ainda mais vidas. Contribua para a continuidade desta importante missão através da chave PIX (e-mail): eudefendodireitos@cendhec.org.br.
Categorias
Posts recentes
(Re)Existências: Direitos Humanos Pra quê?
VOLKSWAGEN Durante o Período da Ditadura Militar
Tags
AJUDE-NOS
Faça parte deste projeto doando