Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Cendhec participa de seminário da Sudene sobre Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos

Na última semana, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste promoveu o Seminário Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos – Nordeste. O encontro visou debater a promoção da cidadania, apresentando a estratégia do Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O evento foi realizado na sede da Sudene, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social participou do momento, que demarcou a primeira vez em que direitos humanos mostrou-se como prioridade para o desenvolvimento regional. Nosso centro de defesa foi representado por Célia Trindade, presidente do conselho do Cendhec, na mesa de abertura, e por Manoel Moraes, convidado a apresentar o painel “Direitos Humanos, desafios para o Nordeste”.

Os debates centraram-se na urgência de atenção à equidade de gênero, igualdade racial, cuidados com as diversas camadas da juventude, idosos e proteção das populações vulneráveis.

Um anúncio significativo durante o encontro foi a criação da Rede de Governança para o Programa Promoção da Proteção Social e Direitos Humanos do Nordeste, com um investimento inicial de R$ 1 milhão. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, salientou a importância da sociedade civil na formulação de planos e no controle social, abrindo espaço para novas formas de colaboração e financiamento das ações.

“É a primeira vez que vejo a Sudene, enquanto instituição, convidar a sociedade civil para essa conversa. Então eu penso, como a sociedade civil pode contribuir com este momento? Em primeiro lugar: na formulação de planos. Não podemos estar apenas segurando o panfleto. Em segundo lugar, no controle social. Temos que pensar em espaços de controle social dentro da Sudene. A Sudene pode ser uma nova forma de pensar a sociedade civil e o financiamento de suas ações”, comenta Manoel Moraes.

Além de Célia Trindade, compuseram a mesa de abertura o superintendente da Sudene Danilo Cabral; o professor Severino Lepê Correia, representante da sociedade civil e da Luta Antirracista; a diretora de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Nathália da Matta; o pró-reitor Comunitário e de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe. Delmar Araújo Cardoso; a diretora de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), professora Maria Aida Monteiro da Silva; a assessora da Secretaria Executiva no Ministério das Mulheres, Viviane Cesário; a coordenadora de ações governamentais do Ministério da Igualdade Social, Isadora de Oliveira Silva; o coordenador de Formação de Políticas Públicas da Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, Neilson Marques, e a analista de programa de Gênero e Raça do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Ismália Afonso.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo