Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

“Vejo, realmente, a importância do Cendhec”: Pão Para o Mundo prestigia trabalho do centro no Pina

Ontem foi dia de visita, diálogos, poesia e emoção. A oficial de Projetos no Brasil da instituição alemã Brot Fur die Welt (Pão Para o Mundo – PPM), Ana Laura, visitou organizações brasileiras, entre elas o Cendhec, onde conheceu de perto os projetos desenvolvidos no bairro do Pina, zona sul do Recife. Acompanhada pela equipe do Centro, Ana viu a realidade de crianças, adolescentes e famílias que participam dos projetos da organização apoiados por PPM.

A primeira parada foi na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, com a recepção da coordenadora pedagógica Verônica Taveira. Na sequência um grupo de adolescentes meninas compartilhou suas experiências e desafios relacionados às desigualdades de gênero no ambiente educacional a partir de uma pesquisa desenvolvida pelo Cendhec. Elas também compartilharam seus sonhos e aspirações para o futuro, mesmo diante das adversidades com as quais se defrontam todos os dias. Palavras como “Esperança” e “Liberdade” foram escolhidas pelas estudantes como resultado do encontro.

A próxima parada foi o “Procriu”, espaço voltado para a comunidade do Bode, onde o Cendhec desenvolve acompanhamento e formação com a juventude e familiares. Adolescentes, que na ocasião estavam recebendo formação sobre direitos sexuais e reprodutivos, fizeram diversas perguntas à Ana Laura, explorando as diferenças culturais entre o Brasil e a Alemanha.

Em seguida, Ana teve a oportunidade de conhecer e se emocionar com os relatos de dona Rosália Lins Pinto, moradora da comunidade que participa de formações oferecidas pelo Cendhec para as famílias da região. Rosália falou das oficinas com destaque para o autocuidado: “a gente que é dona de casa não tem tempo para se cuidar”, afirmou.

Por fim, a oficial de projetos visitou a Livroteca do Pina, um espaço dedicado à arte e cultura local. Presenciou a criatividade das crianças, explorou a biblioteca repleta de títulos para todas as idades e conheceu a Rádio da Lama ao Caos, onde Cacau Gomes, artista inquieto e referência da comunidade, apresentou a iniciativa com poesia e performance.

Nas palavras de Ana Laura: “Foi uma mistura de sentimentos. Senti muita alegria e ao mesmo tempo tristeza, quando vi a realidade de muitas crianças aqui, mas percebo um empoderamento e isso traz um sentimento de satisfação. Vejo realmente a importância do Cendhec trabalhando conjuntamente com esses espaços, que são seguros para crianças e jovens. Minhas expectativas foram alcançadas e até mais do que isso: porque uma coisa é ler os relatórios com o trabalho maravilhoso que vocês fazem, mas outra coisa é olhar de perto e ver os sentimentos das pessoas. Eu até chorei quando falamos com as crianças da escola sobre essa experiência, foi um sentimento único. O trabalho que vocês desenvolvem é maravilhoso e tem que continuar porque o Cendhec é fundamental.”

A visita de Ana Laura não apenas enriquece seu entendimento sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, mas também fortalece a determinação do Cendhec e de PPM em continuarem lutando pelos direitos de crianças, adolescentes e famílias. A colaboração internacional e o apoio da sociedade são pilares essenciais para alcançar esse objetivo comum.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo