Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Cendhec debate violências contra crianças e adolescentes e autoproteção, com famílias no Pina

Na tarde da última quinta-feira (13), a equipe de formação do programa Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social, concedeu uma aula formativa às famílias atendidas pelo curso “Fortalecendo direitos e sonhos”. O encontro, que aconteceu na Livroteca Brincante do Pina, teve como mote “Tipos de violência e Autoproteção”.

Com enfoque na violência sexual e doméstica, a aula abordou a estrutura da violência e as formas que podem se apresentar. Também foi discutida a diferenciação entre abuso e exploração sexual, as formas de denúncia e o estímulo à autoproteção começando com a quebra do silêncio.

Os encontros participativos com as famílias proporcionam conhecimento, informação e fomentam debates que contribuem para o combate às violações. Construir um ambiente de aproximação das famílias com profissionais especializadas nos direitos da criança e do adolescente, possibilita a ampliação e fortalecimento da rede de proteção pela causa infanto-juvenil nas comunidades.

Pensando nisso, o curso “Fortalecendo direitos e sonhos: educação popular e participação social para o combate à violência sexual e doméstica infanto-juvenil” concede aulas formativas para crianças, adolescentes e famílias moradoras do Pina e de Brasília Teimosa indicadas por organizações comunitárias das comunidades. Dentre elas a Turma do Flau, Procriu, Iasdoc, Livroteca Brincante do Pina, Coletivo Pão e Tinta e Coletiva Cabras, grupos e organizações articuladas com o Cendhec.

A educadora social Cláudia Carlos, a psicóloga Luanna Cruz e a assistente social Patrícia Saraiva, do Cendhec, ministrarão as aulas da formação de março a novembro deste ano, com monitoria de adolescentes que participaram do curso em 2022. Os encontros acontecem em organizações comunitárias do Pina e de Brasília Teimosa.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo