Doe x
Faça sua doação para o Cendhec

Mulheres e Cidades – Outubro Urbano

Estamos chegando ao final de outubro, mês que traz o tema habitação para o centro dos debates. Nele, pudemos destrinchar um pouco do “Outubro Urbano”, agenda da ONU-Habitat que desenha cidades mais sustentáveis no Brasil ainda em 2030. Para o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), esta ideia não será concretizada sem planejamento participativo e social, uma vez que casas são construídas e habitadas por pessoas que têm cor, condição econômica, locais de moradia e gêneros diversos.

Hoje, ouviremos duas mulheres que têm muito a dizer sobre o espaço em que vivem. Socorro Andrade é pedagoga e mora, ou pertence – como a mesma gosta de frisar –, em Brasília Teimosa, bairro de ruas com nome de peixe e casas construídas com luta. Vitória Alexandra é uma das participantes do Grupo Juventude no Espaço Urbano (encorajado pelo Cendhec), e mora em Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes, local em que seus habitantes lutam por imóvel próprio com direito à água, luz e segurança há 18 anos.

Continuando a discussão sobre moradias e recorte de gênero, neste dia 31, dia Mundial do Habitat, também realizaremos a live Mulheres e Cidade no instagram do @Cendhec. Contaremos com a participação de Rosângela Oliveira, moradora de Nova Descoberta, feminista negra e docente na Educação do Campo da rede pública em Vitória de Santo Antão; Keize Karolayne, técnica em administração, integrante em ações sociais de ruas e jovem participante do Direito a cidade; e Cristina Nunes, moradora da Comunidade Córrego do Nozinho em Águas Compridas, colaboradora do Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social e empreendedora.

AJUDE-NOS

Faça parte deste projeto doando

Pular para o conteúdo